BANHEIRO INFLUENCER | CASACOR RP 2019

O conceito “Do Ego ao Eco”. Propondo uma reflexão sobre a tecnologia e sua relação com as pessoas. O foco é a redução no consumo - a madeira, protagonista do banheiro, foi reaproveitada da CASACOR 2018. O Quadro "EGO" e a Mesinha “PiLAR”; assinados pelos arquitetos, com exclusividade para essa mostra a partir dos resíduos do próprio banheiro. A união da automação, design entre outros elementos transforma este ambiente em pura arte."

Local: Ribeirão Preto SP
Ano: 2019
Área: 4m²

”O CONCEITO: Do EGO ao ECO. O projeto propõe um olhar sob a tecnologia e sua relação com as pessoas, fazendo um contraponto com o indivíduo e sua responsabilidade ambiental e social. O projeto interage com o visitante através de três momentos: a curiosidade, o despertar e a conscientização de seus atos com as futuras gerações e com o nosso planeta.

Decidimos trazer a arquitetura sensorial para o projeto que vai de encontro com a tecnologia, sustentabilidade, afeto e arte.
Por isso a escolha de um Influencer Digital que entende sua responsabilidade social e ambiental, interagindo com as pessoas para
criar um mundo mais consciente.

Para criar esse ambiente decidimos que usaríamos as seguintes palavra chaves para nortear todo o projeto: Redução, Reutilização e Inovação. Toda madeira do ambiente foi reaproveitada da CASACOR 2018, reaproveitamos o material do fornecedor que estava estocado. 
A inovação vem por meio de tecnologia, tanto usada no automação quanto na industrialização dos revestimentos de última geração, como o porcelanato da ROCCA, que imita a ardósia natural, e principalmente a lamina de pedra natural da Palimanan, chamada de Skineer, extremamente finas e de fácil aplicação com grande flexibilidade que pode chegar até 360°. No acabamento das paredes pintadas por uma artista plástica Eunice Costa, estão as cores da Coral fazendo um ombrê (efeito degrade).

O Espelho: Para criar um impacto aos visitantes usamos a tecnologia da automação, passando um vídeo curto que mostra o aquecimento global, poluição, desmatamento e outras falhas que cometemos durante muitas gerações e que tem se agravado nos dias atuais.
O Infinito: as paredes recebem uma pintura artística chamada de ombré, um tipo de degradê que vai de um tom cinza claro, passa pelo azul e finaliza com o preto absoluto, criando a sensação de que não existe teto no ambiente, ou de que não há limites sob nossas cabeças, é a imensidão do universo, estamos no único planeta que pode ser a nossa casa. Será que estamos fazendo as escolhas certas? Para onde vamos se não tivermos mais esta casa?

A Caixa: O box do banheiro feito em madeira contem 3 espelhos estrategicamente posicionados no piso, teto e lateral formando uma caixa fechada que representa o nosso um momento de relaxamento e propicia a uma reflexão das nossas escolhas do presente, passado e futuro.
Até a última Árvore: A vegetação no projeto fica por conta de uma Kokedama, técnica japonesa chamada que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, a planta fica suspensa no ar por cabos de nylon. Propomos uma reflexão sobre o desmatamento das florestas, o consumo inapropriado e a produção de lixo. Até quando?
 

Revestimentos (piso, paredes): Pedra natural cortada com tecnologia de ponta que garante otimização do material e flexibilidade inovadora. Iluminação: Iluminação com automação e sensores de voz interagindo com o visitante. O ambiente recebe peças como a luminária tecnológica “Flying Flames”, do design Alemão, Ingo Maurer, o Banco Pietro do design Paulo Alves.   O quadro “ O Ego”, feito especialmente para esse banheiro com o conceito do mesmo, obra assinada pelo arquiteto Isaac Amir.

A Mesinha de apoio “PiLAR”; assinada pelos autores do banheiro, peça exclusiva para CASACOR RP 2019, feita com os resíduos dos materiais usados na construção do próprio banheiro influencer. Após CASACOR todos os materiais do ambiente serão retirados e reaproveitados em outras obras do escritório. As madeiras do forro e do box, serão transformadas em outras mesinhas “PiLAR” e serão vendidas durante a ultima semana da mostra. O diferencial do projeto: A sustentabilidade aplicada no projeto, o uso
dos materiais reutilizados, e a mistura de tecnologia com a arte.

 


Casa RARA

 

 


Robrusti

 

 


Lucenera

 

 


DECA
 

 


Coral

 

Parceiros:

Casa costa movelaria
 

Fotos:

Felipe Araujo

 


Luma de oliveira e Marco Antonio de oliveira - Vidraçaria 

 

 


Fellipe Ricardo - Bonsaista
 

 


Thales Marcelino e Lucas Souza - Elétrica

 

 


Eunice Gomes Costa - Artista plástica

 

 


Alexandre  Batista - Pintor

 

 


Mônica Costa - Paisagista